25 de abr. de 2013

Comida de Verdade


Quem é nordestino, assim como eu, não estranha quando senta numa mesa para tomar o seu desjejum e encontra: cuscuz, cará(inhame), mandioca, batata doce, banana da terra e tapioca. Além dessas iguarias, acompanham ovos mexidos, leite, café e por vezes, carne cozida. 


Ok, você torceu o nariz, né? Mas vamos além: sem glúten, sem lactose, carboidrato complexo, baixo índice glicêmico, proteína de alto valor biológico, fibras e tripofano. Reconhece esses nomes? Estão na moda, são figurinhas fáceis em revistas especializadas em dieta e outras de informações em geral. 

No discurso dos nutricionistas esses termos estão presentes em cada frase que eles completam e sabem por quê? Comida de verdade. Todos os alimentos citados no início do texto possuem as características elencadas posteriormente. Esses nomes esquisitos são na verdade benefícios que os alimentos acima trazem consigo.

Nessa louca vida que levamos hoje, nossas refeições são protagonizadas por alimentos muito processados como o pão de forma ou o francês, cereais matinais ou bolos cheios de açúcar e sódio, pseudo iogurtes cheios de aditivos, margarina(não manteiga) ou cremes gordurosos à base da tão comentada gordura trans. 

Proponho, por tanto, uma pequena mudança nesses velhos hábitos. Faça como tantas celebridades que pagam uma grana para nutricionistas mandarem comer mandioca cozida no lugar do pão francês. Ovo cozido no lugar do presunto ou mortadela. Tapioca com recheio de queijo(pra que tolera lactose) ou ovo também. Banana cozida com canela(termogênico), batata doce...experimente comer comida de verdade e sentirá os benefícios logo, logo.

Uma dieta sem glúten, ou pelo menos pouco dele, dá uma sensação de leveza(eu mesma sinto isso). Sem falar no sabor e na saciedade que esses alimentos proporcionam. Lembra do índice glicêmico? É a absorção mais lenta do açúcar dos alimentos, regulando os níveis de insulina no sangue e o armazenamento imediado da energia fornecida em forma de pneuzinhos na sua cintura. Sem esquecer da ação do tripofano, um aminoácido presente nos alimentos e que nos dá a sensação de conforto e bem estar.

Faça dessa comida de verdade sua aliada na busca de uma vida mais saudável. Experimente e depois passa pra contar como foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário